- Área: 10000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Chao Zhang
-
Fabricantes: Nippon
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse edifício serve de dormitório de apoio para uma fábrica nos subúrbios. A estratégia nacional de modernização industrial, o aumento dos custos de mão-de-obra e produção e a implementação de políticas de proteção ambiental levaram à relocação das indústrias de baixo custo, e esses dormitórios em más condições foram gradualmente ficando vagos. Ao mesmo tempo, a infraestrutura de transporte metroviário, o alto aluguel de moradias no centro da cidade e o aumento do custo de vida fizeram com que um grande número de trabalhadores se mudasse para morar. Além disso, a maioria dos edifícios residenciais da era do desenvolvimento extensivo carece do senso de comunidade devido à deficiência de programas públicos. O projeto de renovação espera não apenas melhorar a qualidade do espaço original, mas também criar uma comunidade diversificada e rica em vida.
Os dormitórios de 10000㎡ originais são compostos por três edifícios: dois com o mesmo layout de corredores internos e um em forma de "L" no corredor externo. Os dois edifícios são integrados, adicionando um hall de elevador entre eles. Uma das escadas é transformada em dois elevadores devido à conectividade da saída. O tipo de apartamento principal do Bloco B é de um quarto individual, e há unidades de um e dois quartos em ambas as extremidades do edifício que têm melhores condições de iluminação natural. O apartamento principal do Bloco A é também a unidade de um quarto. As salas de estar ficam próximas ao corredor externo, tornando o corredor um espaço público para conectar cada unidade de estar. Enquanto isso, o terraço do segundo andar do Bloco A é transformado em uma quadra de basquete aberta ao ar livre e o corredor externo se torna o melhor suporte para assistir a um jogo de basquete.
O layout do dormitório antes da reforma atende apenas aos requisitos mínimos para dormir e o espaço é pequeno e apertado. Para ampliar o espaço interior, as varandas de aço estão em balanço na estrutura de concreto. Ao mesmo tempo, as paredes divisórias entre as unidades têm três cores: vermelho, amarelo e cinza, e essas cores são dispostas aleatoriamente entre a fachada. As grades de alumínio que cobrem os condicionadores de ar ao ar livre mudam de acordo com as direções horizontal e vertical. A forma dos corrimãos responde às grades e os corrimãos são uma combinação de tubos circulares verticais feitos de aço inoxidável. Assim, a renovação de toda a fachada do apartamento é o resultado da construção de uma série de novos componentes funcionais. Além disso, grades verticais e trepadeiras são adicionadas ao corredor externo do Bloco A com base na forma existente, o que traz espaço verde para o corredor externo.
Pesquisando os hábitos de vida das pessoas e a escala humana, cada programa é organizado de maneira compacta e ordenada no pequeno espaço interior, incluindo espaços para armazenamento, estudo e trabalho, descanso, refeições casuais, culinária e banheiro. Todos os espaços são projetados com os tamanhos de móveis fixos e eletrodomésticos que podem maximizar o uso do cômodo. Além disso, as diferentes texturas dos materiais e a mistura de cores do design de interiores criam uma atmosfera confortável e agradável.
Exceto pela modernização das unidades habitacionais, todo o segundo andar do Bloco A também inclui programas públicos, como sala de comunicação, cozinha compartilhada, área fitness, recreação audiovisual, quadra de basquete na cobertura e pátio externo. Esses espaços públicos não apenas melhoram a condição de vida, mas também se tornam a coesão da comunidade, enriquecendo a vida pública dos moradores.